segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Paz na Ponta do Giz



O Projeto Paz na Ponta do Giz  nas escolas criado pela Ong AbrasOFFA, este projeto existe desde 2006 e tem como foco a Cultura de Paz e Não Violência, nos seus 08 eixos, visando proporcionar as crianças de instituições Infantis um dia de lazer, cultura e conhecimento, através da ida de profissionais da área da saúde, artesãos, artistas de teatro, primeiros socorros,  na sede das instituições etc. Onde estes profissionais, junto com os nossos “Amarelinhos Voluntários”, informam e passam seus conhecimentos aos professores enquanto as crianças aprendem através de brincadeiras e oficinas de artesanato, jogos, poesia, e outros. O jovem passa a desenvolver um papel solidário na comunidade. Contribuir para a Paz e a segurança, promovendo cooperação entre as pessoas através da educação e da cultura; conscientizar o respeito à vida e a dignidade de cada pessoa praticando a não-violência ativa; defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural; contribuir com o desenvolvimento da comunidade local envolvida, onde haja espaço para a pluralidade e a vida possa ser vivida sem violência acontece  por meio de oficinas aplicadas com as crianças participantes,   na presença dos professores , diretores e orientadores pedagógicos . De uma maneira prática  , mostra-se aos  professores,  que as crianças revelam-se de uma outra forma cooperando mais, compartilhando solidariedade e abrindo-se ao diálogo. A escola hoje em dia tem um papel diferenciado, já que muitas  vezes é o palco dos conflitos familiares e  muitas vezes não estando preparada para a resolução destes conflitos em sala de aula. O projeto procura sensibilizar a escola a criar espaços para uma cultura de paz, já que os professores  servem de ponte para esta educação transformadora que alia valores e atitudes em prol da diversidade cultural, do carinho, da solidariedade, aprender a viver juntos, cuidar do outro, compartilhar e principalmente desenvolver o afeto e o amor.








Nenhum comentário:

Contador de acessos

By Helora Schlegel Bello Silva

`