sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SOBRE A ONG

A ABrasOFFA, fundada em Agosto de 1992, entidade não governamental sem fins lucrativos, com titulo OSCIP tem por objetivo  congregar realizadores, organizadores, entidades administradoras, estudiosos, grupos e todos aqueles interessados no desenvolvimento e sustentabilidade,  manutenção e preservação das artes populares, em especial aquelas ligadas a manifestação do folclore e artesanato.
A Instituição atua na comunidade com projetos voltados a cultura de paz, sustentabilidade, resgate das artes populares, empreendedorismo, capacitação profissional e geração de renda.
Um dos projetos em funcionamento há mais de 10 anos, é o projeto Rede de jovens voluntários pela cultura de paz, que tem por objetivo reunir o maior numero possível de dados acerca do folclore mundial com informações sobre as lendas, danças, culinária típica, trajes etc. em todas as regiões brasileiras, servindo de pesquisa para alunos e professores, no site da entidade. Atualmente  está sendo totalmente reformulado, ainda no ar, e é visitado por mais de 1000 pessoas por dia. A utilização da Internet, atua no desenvolvimento educacional, proporcionando um setor de pesquisa mais ativo e direto. No mês de agosto, por ser o mês do folclore há uma maior procura.  

ABrasOFFA – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, com título OSCIP  -  Organização Sociedade Civil de Interesse Público - fundada em agosto de 1992.
Desenvolve projetos voltados à recuperação e preservação da Cultura, principalmente do Folclore e Artes Populares. Filiada e representante da IOV – Internationale Organisation für Volkskunst, com sede na Áustria e membro colaborador do CIOFF – Conselho Internacional de Festivais de Folclore.  Em 2005, os projetos: “Circuito BRASIL FEST IN FOLK Festival Internacional de Folclore do Brasil®” e “Rede de Jovens Voluntários pela Cultura da Paz” receberam a Chancela Oficial Unesco. (www.abrasoffa.org.br ) ou (http://abrasoffaong.blogspot.com/)
No ano de 2006 e de 2008, a ABrasOFFA, foi a única entidade a representar o Brasil no Salão Internacional de Iniciativas pela Paz, em Paris-França. (www.decennie.org) . Em 2009 tem um dos seus projetos selecionados pela Petrobrás e Senac para patrocínio e apoio.




RESPONSABILIDADE DA ENTIDADE



A entidade ABrasOFFA se compromete em dar todo apoio ao jovem de qualquer classe social, encaminhando-o aos treinamentos adequados ministrados na própria entidade com os seus voluntários, aulas semanais de idiomas, história, geografia do Brasil e do Mundo, Primeiros socorros, folclore e tradições culturais, postura e outras realizadas por profissionais das áreas. As reuniões serão  quinzenais, para avaliação do jovem e para detectar as maiores necessidades a serem trabalhadas.
Após treinamento adequado, o jovem irá realizar uma viagem de intercâmbio no Brasil ou a um país da América do Sul ou Europa, onde ele irá mostrar o que aprendeu desde as nossas comidas típicas brasileiras, bebida típica e danças tradicionais além de estar apto a falar sobre o nosso país, dando aulas de conhecimento geral acerca do Brasil.
A entidade irá organizar a Tournée junto a entidades oficiais e Universidades, do país a ser visitado, comunicando a nossa Embaixada Brasileira no exterior.
O jovem estará  uniformizado e terá um seguro saúde para a sua viagem.
A entidade acredita que sua principal ação social é a contribuição para a cultura junto aos jovens que se encontram na margem do acesso à educação de uma forma mais ampla, levando para estes jovens conhecimentos que não teriam em sala de aula.
Por isso, 50 % de nossos intercambistas são jovens da periferia ou de áreas mais carentes da região, possibilitando a inclusão social.

Nenhum comentário:

By Helora Schlegel Bello Silva

`